4 Dicas Simples Para Criar Sua Persona e Alavancar Suas Vendas
Girl vintage style and motorcycle helmet. Minimal art

Agora que você já sabe o que é Persona – se não sabe ainda, entenda as diferenças entre Persona e Público Alvo clicando aqui

Veja as maneiras de construí-la levando em considerando todos os aspectos necessários para atingir resultados.

 

 

Pesquisa

 

 

Uma ótima forma de saber o que o seu público pensa, pesquisa e tem dúvida é ouvindo o que eles têm a dizer na internet.

 

Algumas ferramentas:

 

Yahoo Respostas, Fóruns, Grupos, Comentários em Posts e essa incrível ferramenta Answer The Public, que, em tradução livre é Responda ao Público.

Você busca por uma palavra-chave relevante para o seu segmento, seleciona o país e pronto:

Agora você tem acesso à tudo que as pessoas perguntam no Google relacionado a sua palavra-chave. É incrível e dá pra ficar horas analisando o que as pessoas buscam sobre o que você tem a oferecer.

 

Análise

 

Analise o perfil social dos seus melhores clientes, das pessoas que interagem com os seus concorrentes nas redes sociais.

Descubra do que gostam, quais são as páginas que curtem em comum, como se comunicam, quais gírias utilizam e como se relacionam com as pessoas na internet.

Vai fundo! Aproveite essas informações para saber tudo o que a maioria dos seus potenciais clientes gostam e que não tem a ver com o que você vende. Assim você pode linkar seus produtos à essas referências.

Essa é uma forma incrível de chamar atenção e vender sua marca e seu produto de forma tão personalizada que não é encarada pelo cliente como uma oferta de vendas.

 

Entrevista

 

Uma outra forma de conseguir definir a sua persona é fazendo uma entrevista rápida com potenciais clientes.

Por exemplo, se o seu cliente é um engenheiro civil, você pode ligar para empresas de engenharia e verificar se estariam disponíveis para responder algumas perguntas.

Lembre-se sempre, menos é mais. Não vai encher a pessoa de perguntas desnecessárias. Quanto menor seu relacionamento com a pessoa, menos perguntas você deve fazer.

Ou seja, se você for fazer com um desconhecido, seja breve. Comece com perguntas fechadas que facilitem as respostas e deixe algumas abertas para o final.

Não interrompa, se a pessoa começar a falar sobre coisas não relacionadas a pergunta, anote! Pode ser mais importante do que as perguntas que você havia imaginado.

A realidade tem dessas!

 

Formulário do Google

 

Aqui são as mesmas regras da entrevista: seja breve, comece com perguntas fechadas e depois faça algumas perguntas abertas, não obrigatórias para finalizar. Deixe sempre a possibilidade de inserir comentários.

Você pode criar gratuitamente um formulário no Google, personalizá-lo inteiro, fazer perguntas com fotos, em múltipla escolha e muito mais. O Google é incrível, né?!

Este formulário você pode compartilhar com clientes e possíveis clientes, no geral. Por exemplo, se você tem uma empresa de papinhas de neném, é possível pedir para que os membros de um grupo de mães de crianças até 1 ano respondam.

É a possibilidade de fazer uma entrevista com um número muito maior de pessoas e uma mensuração mais prática dos resultados.

 

Você faz anúncios no Facebook que só chegam para pessoas aleatórias? Aprenda de uma vez por todas a fazer uma segmentação específica e pare de jogar dinheiro fora.

Comments

comments

Deixe seu comentário