Buscar...

Home Office: 7 Dicas Para ser Mais Produtivo

Tags:

Home Office: 7 Dicas Para ser Mais Produtivo

Compartilhar

Fazer Home Office é maravilhoso e nós do Gerador de Ideias acreditamos que esse é o futuro! Principalmente nas grandes cidades do Brasil.

Atualmente, nossa equipe é 100% remota e nos orgulhamos muito disso!

Uma vez, o diretor de uma multinacional me contou que seu filho, de 6 anos, já diz que não quer trabalhar como ele. Se o sonho da última geração era ter estabilidade, ser promovido e trabalhar em uma mesma empresa até se aposentar, a geração de hoje precisa de flexibilidade.

As grandes empresas já estão se adaptando a essa nova cultura para não perder contribuidores valiosos, exemplos disso podem ser as inúmeras ações para engajamento e retenção de funcionários como:

 

  • Manicure e massagem on the job – Isso mesmo que você leu, manicure e massagista no trabalho. De repente não parece tão ruim ir para o escritório, né? 
  • Saídas mais cedo às sextas-feiras
  • Redução da carga-horária semanal
  • Possibilidade de home office em alguns dias da semana
  • Dia de folga no aniversário
  • Flexibilidade no horário, dando adeus ao cartão de ponto para as funções que permitem

 

massagem on the job

 

Mas a verdade, é que o home office é bom tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Greve, trânsito, acidente, chuva e muitas outras coisas atrapalham a produtividade de uma equipe que não trabalha em casa.

É claro que o contato pessoal é importante, mas ele só é importante de verdade quando é necessário. No geral, pode ser muito mais produtivo trabalhar em casa, se você fizer isso da forma correta.

Porque também é muito fácil começar a acordar tarde, não ter hora para parar de trabalhar, ver a casa ficando uma zona sem que você tenha tempo para arrumar.

home office

Se identificou? Então confira essas dicas:

1) Crie um ritual para começar e para terminar

Não existe certo e errado, o ritual deve te despertar no começo e te relaxar no final.

Tem pessoas, por exemplo, que só conseguem se levar a sério se estiverem calçando sapatos. Outras, que quanto mais confortáveis mais criativas e produtivas ficam.

Pessoas mais velhas adoram rotina por um motivo simples: organização das ideias. Eu sei que o trabalho home office é para aquelas pessoas que não querem ter rotina, mas pode ter certeza que alguns rituais simbólicos como encher a garrafinha d’agua antes de começar a trabalhar e fazer uma caminhada quando terminar, por exemplo, podem ajudar muito a ter um home office mais produtivo e organizado.

 

2) Utilize ferramentas que te ajudem a se organizar e a trabalhar em times

Quem falou que equipes não podem realizar um trabalho incrível à distância não conhecia a ferramenta trello.

É uma ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos que no fim gerencia até a sua casa e a sua vida pessoal.

A equipe inteira do Gerador de Ideias trabalha remoto, percebendo que nossa vida social estava ficando de lado, colocamos até os rolês que gostaríamos de ir no Trello 🙂

Com essa ferramenta é possível criar listas super gerenciáveis e flexíveis que te permite colocar prazos, utilizar simultaneamente com outros membros da equipe, criar checklist e fluxos de revisões. Enfim, é incrível, não dá para trabalhar sem essa ferramenta.

 

Falando em ferramentas que não dá para trabalhar sem, confira essas 3 ferramentas gratuitas que todo empreendedor precisa conhecer.

 

3) Separe as obrigações pessoais das profissionais

Um dos grandes desafios de trabalhar em casa é conseguir equilibrar esses dois mundos, porque eles estão acontecendo no mesmo ambiente. Por isso é preciso separá-los e equilibrá-los, assim você consegue entregar resultados sem deixar sua casa uma zona.

É fato que quando a casa está desorganizada nós não produzimos e isso vai além do feng shui, passando por uma questão de auto motivação mesmo.

Porém, é difícil priorizar a casa quando precisamos ganhar dinheiro e todos os nossos esforços são direcionados para isso.

Por isso defina suas obrigações semanais e diárias com a casa e reserve um tempo elas.

 

4) Organize-se em blocos concentrados de trabalho

Um método super usado para combater as distrações é se concentrar integralmente por uma ou duas horas, se desligando do e-mail, das redes sociais e do telefone e se comprometendo a zerar algumas atividades, conforme uma meta estabelecida.

É incrível como esta técnica pode te fazer produzir mais em menos tempo

5) Planeje suas refeições

Nós não nos concentramos quando estamos com fome, isso é fato! Se uma empresa precisa pensar na refeição dos funcionários, você que trabalha home office não é diferente.

Pense nos cardápios durante o trabalho de forma semanal ou quinzenal, procure deixar suas comidas prontas para que você precise apenas esquenta-las.

 

6) Respeite seu tempo de descanso

Lembre-se sempre que as empresas não dão horário de almoço e folga aos funcionários porque são boazinhas, o fazem pois sabem que um pequeno descanso durante o dia e os merecidos descansos aos finais de semana aumentam a produtividade.

Estamos falando aqui de esgotamento: quando seu trabalho é em casa, você pode trabalhar a qualquer hora. O que pode ser incrível ou pode acabar com a sua saúde e com a sua produtividade em pouco tempo.

É verdade! Pesquisas comprovam que o ser humano consegue trabalhar apenas por algum tempo sem descanso e em longas escalas de trabalho sem causar nenhum dano. Isso acontece porque precisamos estar preparados para urgências e demandas atípicas.

Porém, quando isso vira rotina é apenas uma questão de tempo até que você passe horas trabalhando sem conseguir produzir nada.

 

7) Tome cuidado para não se tornar um ermitão

Ficar em casa é super gostoso e para algumas pessoas, o único lugar em que elas se sentem totalmente confortáveis. Porém, é preciso tomar cuidado para não se isolar da sociedade.

Por isso, sempre que possível, abra a janela, deixe o sol entrar, respire ar fresco, faça exercícios para compensar ficar em casa sentado o dia todo e às vezes se permita ir comer um pastel na feira de manhã ou ir na padaria comprar um pão fresquinho, saia para almoçar com amigos e principalmente: não fique chateado quando o cliente quiser fazer uma reunião presencial. Aproveite este momento para se conectar! 🙂

 

Acreditamos que se organizar direitinho todo mundo faz home office.

 

Você tem a sorte de trabalhar em casa e tem alguma dica valiosa? Conta pra gente!

Se você quer desenvolver novas habilidades, clique aqui para ler um material exclusivo que vai te ajudar a se desenvolver na prática.

Leia também: 4 filmes no netflix que todo empreendedor precisa conhecer

Comments

comments

Tags::
O Gerador

Especialistas e apaixonados por tecnologia <3

  • 1

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *