set 19
Chatbots

Chatbots e Inteligência Artificial: Como utilizar no seu negócio

Antes de falarmos sobre chatbots, inteligência artificial e como isso pode mudar o mundo, é preciso explicar como funcionam os computadores.

Todo dispositivo eletrônico que utilizamos em nosso dia à dia é feito para obedecer instruções pré programadas, essas instruções são chamadas de algoritmos.

Todos os sistemas prevem as ações do usuário para facilitar ao máximo as tarefas.

Um exemplo bem simples e que você pode nunca ter percebido é o comportamento dos botões nos formulários.

Repare bem que quando existem duas opções, por exemplo Enviar e Cancelar, um deles está sempre pré selecionado.

E isso não acontece por acaso.

Tudo depende do objetivo do programador.

Se você estiver tentando desinstalar um programa do seu computador, é bem provável que, como a empresa que criou o dispositivo não quer que você se desfaça dele, o botão pré selecionado seja o de Cancelar.

Você deve estar se perguntando onde a inteligência artificial entra nisso, certo?

A proposta por trás da IA é fazer com que à partir dessas instruções o computador seja capaz de aprender sozinho quais serão os próximos passos sem a ajuda de um programador.

Parece bruxaria ou tema de filme científico, não é mesmo?

Mas na verdade a inteligência artificial trabalha com tentativas, erros e observações.

Existem certos padrões que se executados algumas vezes, o computador ‘aprende’ o que fazer em seguida.

Um grande exemplo são os robôs que aspiram pó sozinhos. Ao bater em uma parede algumas vezes, eles entendem que o próximo passo é virar para a direita ou esquerda.

Assim como nós aprendemos fazendo, a ideia por trás de toda essa programação é criar caminhos alternativos para que esses robôs possam seguir.

Inteligência artificial e chatbots

Existem dois tipos de chatbots: os que funcionam como um computador, seguindo as instruções pré programadas e os que conseguem seguir uma conversa com o usuário à partir de palavras-chave digitadas por ele.

Chatbots Simples: Você pode definir uma mensagem padrão para o cliente e disponibilizar botões que indicam o próximo passo.

Chatbots com Inteligência Artificial: Analisam o que foi digitado e procuram em seu banco de dados as possíveis respostas.

A Gol é uma empresa que utiliza o chatbot com inteligência artificial. Se você digitar ‘quero promoção’, ele irá identificar a palavra-chave, no caso ‘promoção’ e buscará em seu site tudo que for relacionado ao tema.

Prós

No Marketing Digital sabemos que oportunidade e tempo andam junto.

Então quanto mais rápido pudermos responder nossos possíveis clientes maior nossas chances de fecharmos a venda ou gerar um lead.

Contras

A Inteligência Artificial ainda está engatinhando, então por mais avançado e surpreendente que esse campo da tecnologia seja, ainda não existe nada como um ser humano se comunicando com outro.

Chatbots: Devo ou não implementar em minha empresa?

Depende. Assim como na programação tudo é muito bem pensado para o conforto do usuário, suas estratégias também devem ser.

No caso da Gol o objetivo é fazer com que os usuários naveguem pelo site e visualizem diversas opções de viagem.

A Magazine Luíza também utiliza essa estratégia, escrevemos sobre isso aqui.

É preciso pensar na sua realidade. Se você tem uma infinidade de produtos os Chatbots podem ser super eficientes para guiar o usuário até a compra, personalizando, de forma automática, este processo.

Caso seu tipo de produto ou serviço precise de mais argumentos para realizar a venda, aconselhamos disponibilizar operadores reais para o atendimento dos seus visitantes.

Leia também 3 ferramentas gratuitas que todo empreendedor precisa conhecer

Sobre o Autor

Helen Paiva é desenvolvedora Front End orgulhosa, especialista em comportamento do consumidor e apaixonada por UX/UI Design.