ago 30
criação de site para restaurante

Criação de site para restaurante: 10 Dicas

Quando falamos de criação de site para restaurante é importante  lembrar da velha premissa de que as pessoas comem com os olhos. Isso quer dizer que é possível instigar a vontade de comer através de uma tela de computador, tornando sua comida inesquecível antes mesmo do consumidor poder sentir o cheiro ou prová-la.

Toda criação de site exige um extenso planejamento prévio, pois apesar de nos basearmos em nossos gostosos pessoais, precisamos lembrar que a internet é um grande shopping cheio de lojas e que você tem poucos segundos para chamar a atenção do seu potencial cliente.

Tudo precisa estar alinhado ao seu objetivo final: fontes, cores, imagens etc. Até a estrutura de uma frase bem colocada pode fazer a diferença, sabia? Explicamos isso um pouco melhor no nosso guia Copywriting.

Se ainda está se perguntando se deve investir na criação de site para restaurante, saiba que a média de pesquisas mensais da palavra ‘restaurantes’ é de 1.220.000.

Isso mesmo, mais de um milhão de pesquisas mensais só de uma palavra.

Sabemos que, apesar da categoria restaurante, cada estabelecimento tem sua própria identidade e público, então para que não haja dúvidas dividimos em 3 categorias para que você possa saber qual estratégia deve ser aplicada no seu.

Tipos de restaurantes: 

  1. Os que oferecem comida do dia-a-dia e ficam localizados em regiões bastante comerciais com grande fluxo de pessoas.
  2. Àqueles que foram pensados para transformar os momentos especiais em ocasiões inesquecíveis.
  3. Os que promovem verdadeiras experiências, seja através da comida, de um ambiente mais descolado ou da conexão com a natureza.

Restaurantes do dia-a-dia

É verdade que boa parte dos seus clientes são pessoas que trabalham próximo ou que passam na frente na hora do almoço. Mas há também uma grande fatia de consumidores que podem estar sendo negligenciados por falta de estratégia digital.

Eu explico: o perfil desse cliente é atarefado, por isso a hora do almoço se transforma em um momento muito importante do seu dia. Pela praticidade esse perfil pode ir sempre no mesmo restaurante, mas o sabor da comida é um fator decisivo, pois a hora do almoço pode tornar seu dia muito melhor.

Esse perfil é facilmente impactado por um restaurante próximo que dê água na boca.

Além disso, há também as pessoas que, por não terem tempo, precisam realizar suas refeições no escritório.

Aqui existe uma oportunidade pouquíssimo aproveitada por restaurantes do dia-a-dia e que pode ser uma vantagem:

Transmita sabor através da tela do computador para que o consumidor não precise mais procurar opções, pois ficará ansioso pela comida do seu restaurante.

Restaurantes para momentos especiais

Quando o consumidor está procurando comemorar uma ocasião especial a busca é muito mais criteriosa, pois tudo tem que sair perfeito.

A comida deixa de ser apenas uma refeição para se transformar em um ritual de comunhão.

É um local onde pessoas felizes devem sair ainda mais felizes e satisfeitas.

A presença digital nesse caso deve oferecer provas de que é a melhor opção para momentos especiais.

Não entendeu? Eu te explico:

Capriche em fotos que mostrem o quão aconchegante seu ambiente pode ser, juntamento com depoimentos de clientes satisfeitos.

Nessa categoria é sempre legal disponibilizar um ‘a mais’, como por exemplo, possibilidade de agendar uma mesa diretamente pelo site.

Restaurantes que promovem experiências

Aqui entram os restaurantes queridinhos do final de semana, feriados e jantares sexta à noite.

Aquele local que reúne amigos, famílias, casais e tiram as pessoas da rotina.

Seja um restaurante com uma pegada mais noturna e badalada com drinks incríveis ou àqueles que tiram as pessoas da loucura para colocá-las em um clima mais relaxado.

Nesse caso a pesquisa, apesar de não ser tão intensa quanto no caso dos restaurantes para momentos especiais, é também bastante significativa.

Antes de escolher um restaurante o consumidor irá selecionar algumas opções. Por isso, na estratégia de marketing digital é importante deixar claro o tipo de experiência o restaurante promove.

10 dicas para criação de site de Restaurante

Caso seu restaurante ainda não tenha um site leia com atenção todos os itens para não esquecer de nada e lembre-se sempre que o planejamento é mais importante do que a execução. Então segure a ansiedade e planeje tudo direitinho para conseguir alcançar bons resultados.

Caso seu restaurante já tenha site este é um bom momento para entender o que pode ser feito para obter melhores resultados.

1) Psicologia das cores

Talvez você ainda não saiba mas as cores são responsáveis por promover sensações.

Isso quer dizer que uma cor pode gerar ansiedade ou calmaria, podendo até mesmo aumentar ou diminuir os batimentos cardíacos.

Incrível, não é mesmo? Se quiser ler mais sobre psicologia das cores, temos um artigo bem completo aqui no site.

O uso assertivo das cores é importante em qualquer tipo de negócio. Mas para restaurantes elas são especialmente importantes já que a cor pode aumentar ou diminuir o valor percebido da sua comida.

Isso mesmo que você leu: uma cor pode fazer com que um cliente aceite pagar mais ou menos.

Além disso, certas cores e combinações são responsáveis por causar repulsa, então muito cuidado na hora de utilizá-las.

Isso não quer dizer que todos os restaurantes devem utilizar cores que remetam ao luxo, pois dependendo do tipo do seu negócio isso pode afastar seu potencial cliente.

Talvez isso fique um pouco confuso, por isso, daremos alguns exemplos que irá te ajudar a entender que tipo de cores e combinações você deve utilizar para o seu tipo de restaurante.

Dourado

São cores utilizadas para remeter ao luxo e exclusividade, mas devem ser acompanhados de um design minimalista ou rebuscado.

Branco e Preto

São cores utilizadas para representar restaurantes mais modernos pois remetem à sensação de que são atemporais. Deve ser acompanhado de um design minimalista com pouca informação.

Vermelho e amarelo

São utilizados em cozinhas mais típicas e remetem a um sabor caseiro. O design deve ser acompanhado de formas mais tradicionais para expressar a simplicidade e sabor da comida.

 

2) Informações Essenciais

Vou te contar uma coisa e espero que fique guardado para sempre na sua memória:

Se o cliente precisar dar mais que dois cliques para descobrir alguma informação sobre o seu negócio muito provavelmente irá acabar procurando outra opção.

Você pode estar pensando: “Nossa, até parece! Dois cliques não levam mais do que alguns segundos”

Segundo pesquisas, se o usuário não encontra o que precisa nos primeiros 5 segundos ele simplesmente desiste. O motivo é simples: existe tanta opção hoje em dia que ele não precisa se sujeitar a uma caça ao tesouro.

Informações que não podem faltar em um site de restaurante:

– Contato
– Mapa
– Menu

3) Menu com preço

Não faça o cliente ficar em dúvida se o preço dos seus pratos é o que ele está buscando.

Muitos empreendedores acham que isso o fará entrar em contato, mas na verdade só levará seu cliente a encontrar uma opção mais clara.

Um sugestão é simular a experiência que o cliente teria com o cardápio no seu restaurante.

Nada de imagem ilegível ou de download do arquivo.

Torne a navegação do seu usuário prazerosa. Isso promoverá uma conexão emocional e as chances de conversão serão maiores.

4) Contato

Não, não basta disponibilizar seu telefone fixo ou e-mail.

Hoje em dia a maioria das pessoas quer ter um contato instantâneo sem precisar realizar uma ligação.

O motivo é que é importante para o consumidor não ter uma quebra de rotina, assim consegue fazer mais coisas ao mesmo tempo.

O WhatsApp é o meio de comunicação mais utilizado, por isso se ainda não realiza atendimentos por esta ferramenta comece a fazer agora. Há uma grande chance do consumidor preferir restaurantes que o atendam dessa forma.

Lembre-se que não é o consumidor que precisa se adaptar, é a sua empresa que precisa entender o que o consumidor precisa.

Além de inserir todos os dados de contato sugerimos incluir o API do WhatsApp. Assim o cliente não precisa ter o trabalho de adicionar seu número e conseguirá entrar em contato com apenas um clique.

5) Tenha um site Responsivo

Na criação de site para restaurante o proprietário deve pensar em mobile first.

Não é novidade que a quantidade de usuários que acessam sites pelo celular aumentam todos os dias.

Porém, alguns segmentos precisam estar ainda mais atentos à isso.

Uma empresa de Segurança do Trabalho, por exemplo, tem em média 30% dos acessos pelo celular apenas. Isso é explicado pelo perfil do seu potencial cliente. Pessoas que estão buscando pelos seus serviços dentro de fábricas e escritórios.

Já no caso dos restaurantes a grande maioria procura pelo celular pois estão em um momento de lazer ou no horário do almoço.

Um outro fator extremamente importante a se levar em consideração é que pela característica do negócio grande parte dos consumidores pesquisarão restaurantes próximos a eles enquanto estiverem na rua.

Isso quer dizer que grande parte dos usuários irão acessar o site do seu restaurante através do 3G e não do Wifi.

Você pode estar se perguntando o que isso muda e a resposta é: tudo!

O site precisa ser o mais leve e intuitivo possível para conseguir manter a atenção do usuário já que os dados móveis não são tão eficazes quanto o wifi.

6) Imagens

Na criação de site para restaurante as imagens são definitivamente o item mais importante.

O segredo é: se ao olhar para a foto não te der fome volte e tente de novo.

As imagens são diretamente responsáveis pelo incremento de vendas.

Se ainda não está convencido da importância das imagens para as vendas veja duas fotos do mesmo prato e me diga qual você escolheria.

Além disso uma foto bem tirada pode aumentar significativamente o valor percebido do seu restaurante.

7) Formulário

Para que o formulário dê resultados ele precisa capturar apenas o necessário para iniciar o contato. Então por favor não peça até o signo do seu potencial cliente.

Segundo pesquisas, cada campo que o usuário precisa preencher diminui as chances do formulário ser enviado.

Então anote essas dicas valiosas:

– Inclua um formulário completo com data para reserva e tudo o mais.

– Dê também a opção do visitante preencher apenas o número de telefone ou e-mail.

Assim sua equipe pode entrar em contato e iniciar um relacionamento.

8) Design

Assim como você não vai deixar uma parede mal pintada no seu restaurante, todos os detalhes do site devem ser trabalhados com muito cuidado e dedicação.

Qualquer erro de programação ou alinhamento pode diminuir significativamente o valor percebido do estabelecimento.

Todos os elementos do site precisam transmitir cuidado e atenção pois são esses detalhes que geram uma percepção inconsciente no consumidor.

“Se o site foi feito de qualquer jeito imagina a comida”.

Conheça alguns cases para inspirar seu design.

9) Dê visibilidade ao processo

Um grande diferencial pouco explorado por restaurantes é dar visibilidade aos ingredientes e processos internos.

– Insira fotos dos alimentos utilizados para mostrar que são frescos e bem selecionados.

– Coloque foto da equipe para que o consumidor sinta confiança e consiga enxergar o amor de quem irá preparar sua refeição.

– Se o seu restaurante trabalha com doces coloque um vídeo do chocolate sendo derretido. Se trabalha com salgado insira um vídeo de algo fritando em uma manteiga bem temperada.

10) SEO Local

Na criação de site para restaurante é importante prestar uma atenção especial ao SEO.

Não adianta aparecer para o Brasil inteiro se o seu restaurante fica na Vila Mariana, em São Paulo, por exemplo.

Por isso foque a estratégia de SEO do site do seu restaurante para atrair usuários que realizem buscas na sua região.

Além das chances de ficar bem posicionado nas ferramentas de buscas aumentarem significativamente você ainda aumenta as chances do usuário consumir no seu restaurante.

Posições no Google: Como São Escolhidas

Ficou com alguma dúvida? Poste nos comentários ou entre em contato conosco, faremos de tudo para apoiá-lo nessa jornada rumo ao sucesso.

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.